ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA (máximo 20 páginas)
__________
Orientações Gerais:
Fonte: Arial
Tamanho: 12
Espaçamento entre linhas: 1,5
Recuo esquerdo: zero
Recuo direito: zero
Espaçamento antes: zero
Alinhamento: justificado
Especial: nenhum
Número máximo de palavras: 6.000 (inclui referências)
Número máximo de páginas: 20
1. Nome do candidato, titulo do projeto e descritores (DeCS/BIREME) (máximo 6 descritores)
O título deve ser claro, resumido e refletir o tema do projeto.
2. Resumo
Sintetizar de forma clara o conteúdo do projeto
3. Enunciado do problema
O enunciado precisa ser focado, objetivo, e apresentar o assunto de forma apropriada, sem divagações ou empirismo.
4. Justificativa e relevância
A justificativa deve ser baseada em fatos ou dados e precisa oferecer a pertinência do estudo de forma intensa. Por que executar o projeto. Antecedentes. Identificação do problema. Contribuição para a área do conhecimento. Relação com as linhas de pesquisa do PPG do IAMSPE.
5. Fundamentação Teórica
Referencial teórico relevante e que proporciona embasamentopara a pesquisa proposta.
6. Objetivos
Os objetivos do estudo precisam ser clara e diretamente fornecidos, sem redundância com justificativa e relevância, sem oferecer margem para dúvidas, e deve propor a extensão do conhecimento atual. Exposição clara e sucinta do resultado total final que o projeto visa diretamente produzir, expresso sob a forma de metas explícitas, precisas e verificáveis.
6.1Geral
Objetivo geral é o aspecto macro e todo aquele no qual o trabalho foi centrado.
6.2 Específicos
Objetivos específicos são unidades de informação geralmente contidas no Objetivo Geral.
7. Métodos
Métodos são as estratégias usadas para atingir os objetivos. Devem ser descritos todos os materiais e procedimentos arrolados para essa tarefa. Cada etapa que constituir e envolver coleta de dados deve ser claramente descrita e suficientemente detalhada para permitir replicabilidade por outros pesquisadores. É necessário ainda que essas informações sejam obtidas por técnicas com validade no campo do assunto e que o tratamento dos dados seja feito por processos de comprovada pertinência. Adequação da metodologia ao objetivo. Previsão de procedimentos, técnicas das medições, observações e processamento dos dados a serem obtidos.
7.1 Tipo de estudo
Há diferentes formas de obterem-se resultados e é importante informar o tipo de estudo que será feito (observacional, transversal, longitudinal, experimental, caso-controle, coorte, etc), como será feita a coleta de dados (qualitativo, quantitativo), e quais e como serão tratadas as variáveis. A definição da população a ser investigada, o cálculo da amostra, critérios de inclusão e exclusão, devem ser clara e objetivamente descritos. É importante que o pesquisador apresente conhecimento sobre o possível viés (bias) que o delineamento do trabalho pode conter e os mecanismos para minimiza-los. No geral, além da menção do tipo de estudo, da sessão de Métodos devem constar os seguintes itens:
7.2 Local do estudo e amostra : Descreva a infraestrutura disponível para a viabilização da pesquisa e alcance dos objetivos
7.3 Doentes e coleta de amostra clínica / População (se aplicável)
7.4 Cálculo da amostra (se aplicável)
7.5 Critérios de inclusão e exclusão
7.6 Variáveis do estudo: qualitativas e quantitativas
7.7 Tratamento dos dados (análise estatística)
7.8 Critérios de avaliação
7.9 Delineamento do estudo
8. Resultados esperados
Toda atividade de pesquisa parte da premissa de uma hipótese e esta precisa ser claramente apresentada. Os dados obtidos irão corroborar ou descartar essa mesma conjectura.
9. Resultados preliminares (se houver)
Caso haja indicadores que possam nortear, fomentar, ou sugerir a justificativa ou relevância do estudo estes devem ser apresentados.
10. Referências (máximo 30)
A ciência parte do pressuposto de que um resultado (e suas eventuais conclusões) é obtido através da coleta de informações por metodologia referendada e aceita pela comunidade de especialistas. Assim, qualquer etapa de um trabalho científico (o estágio do conhecimento atual, o problema desafiador, a justificativa, a coleta e o tratamento dos dados e a discussão) deve ser fruto de citações também obtido por pesquisa científica. As referências oferecem a fonte da informação.
11. Anexos (protocolos de coleta de dados, classificações utilizadas, formulários, normas adotadas, fluxogramas)
Toda a documentação que for importante para a compreensão e obtenção dos resultados, fomento da discussão e futuramente nortear a conclusão, deve ser apresentada bem como o detalhamento de sua aquisição.
12. Plano de trabalho e cronograma de execução com especificação das etapas (data de início e término)
Planejamento e cronogramas devem ser coerentes, sobretudo factíveis, e refletir a realidade experimental.
13.Termo de consentimento livre e esclarecido (se houver)
Todo e qualquer dado obtido de pacientes, assim como sua futura utilização, precisam de autorização legal. O TCLE precisa ser claro, em linguagem acessível, e cobrir toda a extensão do envolvimento do sujeito no trabalho, o que inclui detalhamento dos procedimentos, salvaguardas e estreito acompanhamento.
14. Plano de aplicação financeira (se houver)
É necessário apresentar a viabilidade financeira e planejamento de utilização de recursos.
15. Disseminação do conhecimento obtido com o projeto e desafios científicos e/ou tecnológicos e os meios e métodos para superá-los.
Toda e qualquer atividade científica deve ter o propósito de contribuir direta ou indiretamente para a melhoria da vida. Baseado no fato de que o conhecimento científico e sua aplicação são ambos gerados através de comunicados, fica implícito ao pesquisador que a divulgação é parte do trabalho acadêmico e as dimensões de suas conclusões. É necessário o reconhecimento formal desses atributos.
16. Produção científica e contribuição esperadas
Estimativa de apresentação de artigos e outras publicações. Contribuições esperadas ao término do projeto. Indicar os possíveis intercâmbios interinstitucionais e/ou com empresas.
17. Relação de participantes (nome, área de especialização, função, formação, atribuições no projeto)
Toda equipe envolvida deve ser relacionada, bem como as funções e competências de cada um para assegurar o melhor desenrolar possível do trabalho proposto.
SP1 28/03/24
v. 3