RESEARCH LINES
__________
1. Processos crônico-degenerativos dos agravos à saúde
Estudo dos processos relacionados a etiopatogenia, fisiopatologia, diagnóstico, tratamento, prognóstico, fatores de risco e à profilaxia das doenças crônico-degenerativas.
2. Correlação clínico-epidemiológica e prevenção das doenças transmissíveis
Estudo multidisciplinar dos aspectos clínico-epidemiológicos, laboratoriais, terapêuticos e profiláticos das doenças transmissíveis, avaliando seus indicadores e padrões de ocorrência, e o uso racional dos fármacos empregados para seu controle.
3. Afecções geneticamente determinadas e reprodução humana
Estudo das afecções geneticamente determinadas e dos seus fatores de risco. Estudo da etiopatogenia, fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e prognóstico das afecções relacionadas com a reprodução humana.
4. Promoção da saúde humana e qualidade de vida
Estudo das iniciativas relacionadas ao desenvolvimento da promoção da saúde humana, envelhecimento saudável, condições de qualidade de vida, e investigação de fatores de risco dos agravos à saúde
5. Investigação laboratorial no diagnóstico e prognóstico das doenças
Estudo dos métodos laboratoriais utilizados no sangue, secreções, líquidos orgânicos e tecidos para o diagnóstico, prognóstico e rastreamento epidemiológico, e para a investigação da etiopatogenia e morfologia das doenças humanas.
6. Processos inflamatórios e alérgicos dos distúrbios da saúde
Estudo das alterações e dos mecanismos patogênicos, do diagnóstico e do tratamento das manifestações inflamatórias e de natureza alérgica das doenças humanas.
7. Neurociência
Estudo das funções do sistema nervoso e das funções corticais superiores e do sistema neuromuscular com as afecções degenerativas e hereditárias e suas interfaces com os seus aspectos neurofisiológicos, clínicos, diagnósticos, terapêuticos e prognósticos.
8. Educação em Ciências da Saúde
Estudo do desenvolvimento de técnicas para a avaliação contínua critica e transformadora das práticas cotidianas no Ensino em Ciências da Saúde, avaliação do processo ensino-aprendizagem e dos processos de interdisciplinaridade. Análise dos subsídios teórico-conceituais e metodológicos para uma atuação crítica, reflexiva e criativa no ambiente de ensino nas Ciências da Saúde.