MUDANÇA DE NÍVEL
__________
MUDANÇA DE NÍVEL
NORMAS DE PROGRESSÃO NA MUDANÇA DO NÍVEL DE CURSO PELA PASSAGEM DIRETA E ANTECIPADA DO ALUNO DE MESTRADO PARA O DOUTORADO
Art. 1º. A mudança de nível do Mestrado para o Doutorado deve resultar do reconhecimento do desempenho acadêmico do(a) aluno(a) observados os seguintes critérios:
I – que a condição de desempenho acadêmico excepcional atingido pelo(a) aluno(a), tenha sido obtida até o décimo oitavo mês do início do curso de Mestrado;
II – que o desempenho acadêmico do(a) aluno(a) na obtenção dos créditos no desenvolvimento da respectiva dissertação, inequivocamente demonstrado no currículo do(a) aluno(a), seja compatível com o mais elevado padrão exigido pelo curso para a conclusão não antecipada do Mestrado.
Art.2º - Não há limite anual de promoções para alunos(as) matriculados(as) no nível Mestrado no Programa de Pós-Graduação (PPG) (bolsistas ou não), desde que aprovados pela Comissão de Avaliação e homologados pela Comissão de Pós-Graduação (CPG).
Art.3º - A inscrição será efetivada após recebimento completo e correto da documentação exigida.
Parágrafo único - Os documentos exigidos para todos os candidatos são:
a) ofício do(a) candidato(a) dirigido à Coordenação do PPG solicitando sua inscrição;
b) ofício do(a) Orientador(a), credenciado no PPGCS-IAMSPE, justificando o pedido e considerando a relevância e originalidade do projeto a ser desenvolvido no Doutorado;
c) curriculum vitae atualizado (5 cópias) do(a) candidato(a), apresentado na versão Lattes;
d) projeto de tese com no máximo 20 páginas (5 cópias) com cronograma de, no máximo, 48 meses a contar da data da promoção antecipada;
e) relatório de atividades do período de Mestrado, podendo ser na forma de artigo (aceito, submetido ou a ser submetido em periódico de acordo com o solicitado no programa) ou no formato usual de relatório (métodos/metas atingidas/conclusão);
f) histórico escolar do Mestrado em fase de conclusão com, no mínimo, 30 créditos concluídos e proficiência na língua ingles (secretaria do programa);
Art. 4º - O Processo Seletivo para promoção antecipada do Mestrado ao Doutorado é de fluxo contínuo.
Parágrafo 1º – O Processo Seletivo irá considerar duas avaliações:
a) Curriculum vitae versão Lattes (nota de 0 a 10) e defesa oral do relatório de atividades (nota de 0 a 10). A média dessas duas notas tem peso de 50%.
b) Defesa oral do projeto de pesquisa para o Doutorado (nota de 0 a 10): peso de 50%.
A Nota Final será o somatório das notas obtidas nas alíneas “a” e “b” acima.
Parágrafo 2º - O aluno que pleitear a mudança de nível de Mestrado para Doutorado deverá realizar a defesa do projeto e do relatório de atividades apresentados frente à Comissão Avaliadora por cerca de 30 (trinta) minutos, seguida de argüição.
Parágrafo 3º - Caberá à Comissão Avaliadora do processo emitir parecer analítico conclusivo sobre a proposta de progressão antecipada para o Doutorado, explicitando a recomendação ou não do pleito à CPG em prazo de até 1 (um) mês após a arguição.
Art. 5º - O(A) aluno(a) aprovado(a) na promoção antecipada para o Doutorado deve manter junto ao PPG e a CAPES, quando se aplicar, o compromisso de respeitar as disposições específicas vigentes da CAPES.
Art. 6º- A Comissão de Seleção neste processo seletivo será designada pela Coordenação do PPG. O orientador pode sugerir nomes.
Parágrafo 1º - A Comissão de Seleção será composta por 3 (três) membros titulares e 1 (um) membro suplente, dentre os docentes permanentes do programa e será indicada pela Coordenação do Programa de Pós-Gradução.
Parágrafo 2º - A Comissão de Avaliação, e somente esta, terá a atribuição de avaliar e classificar os candidatos conforme os critérios estabelecidos para esse fim.
Parágrafo 3º - O(A) docente permanente decano(a) ou de mais elevada titulação acadêmica será o(a) presidente da Comissão de Avaliação e é quem elaborará o relatório da avaliação.
Parágrafo 4º - Para ser aprovad(a) o(a) candiato(a) deverá obter a média final mínima de 7,0 (sete).
Parágrafo 5º - Caberá à Comissão de Pós-Graduação a homologação dos resultados.
Art. 7º - A(o) aluno(a) matriculado(a) no Mestrado será possível a mudança para o nível de Doutorado, após a conclusão dos créditos das disciplinas obrigatórias. Esta mudança será possível caso:
I - Tenha concluído as disciplinas obrigatórias do Mestrado.
II - A solicitação da mudança de nível (Mestrado para Doutorado) seja realizada antes do exame geral de qualificação do Mestrado.
Parágrafo único - O prazo máximo de titulação para o Doutorado antecipado será o mesmo do Doutorado (48 meses), tendo como data inicial, a data de matrícula do Mestrado.
Art. 8º- O limite anual de promoções de mestrandos (as) bolsistas da CAPES com manutenção de bolsa é de três alunos.
Parágrafo único - Para manter a bolsa CAPES após a mudança de nível, o(a) aluno(a) beneficiado deverá estar matriculado(a) no curso a, no máximo, 18 meses e ser bolsista da CAPES, ininterruptamente, por no mínimo 12 meses.
Art. 9º- Os casos omissos ou situações não previstas serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação deste Programa.
___________________________________________________
Normas de Progressão Mudança de Nível - 17/08/2018
AAlteração realizada em 07/07/2023